• Marina Lacerda

Onde pedalar em Vitória, ES?

Conheça nossas dicas sobre como aproveitar a sua bike na capital capixaba!


Com mais de 40 km de rede cicloviária, a capital do Espírito Santo oferece muitas possibilidades para os amantes de bikes. Para os capixabas, as bicicletas vêm ganhando cada vez mais espaço como meio de transporte alternativo.


Contudo, para além dos deslocamentos cotidianos, elas também são uma opção perfeita para quem busca relaxar, aproveitar dias ensolarados e colocar o corpo em movimento. Por isso, selecionamos alguns locais em Vitória onde você pode desfrutar das belezas da cidade sobre duas rodas. Confira a seguir:


1. Calçadão de Camburi


O calçadão da Praia de Camburi conta com aproximadamente 6 km de ciclovia à beira da areia. Com um visual deslumbrante, aqui você pode pedalar a vontade curtindo a brisa litorânea e, depois, finalizar seu passeio com um mergulho no mar. Também sugerimos que você faça uma parada para aproveitar um dos quiosques da orla em qualquer horário do dia.


Para os ciclistas mais aventureiros, lembramos que o Parque Atlântico - localizado no início da orla de Camburi - tem uma pista para a prática de bicicross, o que atrai diversos adeptos do esporte.


2. Parque da Pedra da Cebola


Como o próprio nome sugere, esse parque é famoso em razão da rocha que apresenta o curioso formato de uma cebola. Apesar de ser sua atração principal, a pedra não é o único motivo para visitar o local.


Aos que preferem programas mais tranquilos, o parque é perfeito para unir o pedal e o lazer em família. Com os acessórios certos, você pode até mesmo levar em sua bike um belo piquenique para dividir com os amigos e familiares nos gramados da Pedra da Cebola.



Parque da Cebola (Vitória, Espírito Santo)


3. Parque da Fonte Grande


O parque é uma reserva ambiental criada para proteger a vegetação nativa e estabilizar as encostas do Maciço Central de Vitória. Localizado na Rodovia Serafin Derenzi, preserva características da fauna e flora da Mata Atlântica, propiciando aos visitantes momentos de conexão com a natureza. Ademais, seus mirantes garantem vistas panorâmicas das mais belas paisagens de Vitória.


O espaço apresenta percurso específico para o pedal, além de subidas que intensificam a prática esportiva. Assim, é uma boa opção na cidade para quem busca suar ao ar livre.


4. Ciclofaixa (domingos e feriados)


Aos domingos e feriados, a prefeitura de Vitória interrompe o trânsito em determinadas regiões para criar uma extensa ciclofaixa que percorre a capital, desde a orla de Camburi até o Ginásio do Tancredão, próximo ao centro da cidade.


Caso você deseje realizar o passeio completo, passará pelo charmoso bairro da Praia do Canto, além de conseguir admirar de perto outras praias da cidade, como a Curva da Jurema e a Praia do Suá - com vista privilegiada da Terceira Ponte, que liga a cidade de Vitória à Vila Velha.


Indicamos, ainda, estender a rota da ciclofaixa pelas calçadas da Av. Beira Mar. Dessa forma, você será levado a conhecer o Palácio Anchieta, edifício histórico no qual está sediado o governo estadual do Espírito Santo.


Vista da Terceira Ponte (Vitória, Espírito Santo)

E essas são as nossas sugestões! Agora queremos saber de você, capixaba: qual sua rota favorita para pedalar em Vitória? Compartilhe com a gente aqui embaixo nos comentários!


Seja você um turista ou um morador antigo da “Ilha do Mel”, temos certeza que sair com a sua BLITZ pela cidade vai fazer com que você se apaixone ainda mais pela região.


1 visualização0 comentário