• Marina Lacerda

Como escolher a bicicleta elétrica ideal para você

Atualizado: Jul 8

confira quais aspectos são importantes de se considerar na hora de escolher a sua e-bike!


Atualmente, existem diversos modelos e marcas de bicicletas elétricas. Por isso, escolher a e-bike ideal para você ficou mais difícil. São diferentes funções, potências, designs, baterias, tamanhos e tantos outros aspectos para considerar.


Sendo assim, nosso time resolveu reunir as principais particularidades que acreditamos serem essenciais na hora de comprar uma bicicleta elétrica! Confira essa lista abaixo:


Bateria removível ou não?


Alguns modelos de bikes possuem baterias que podem ser facilmente removidas. Essa é uma vantagem, pois permite que você estacione a sua e-bike e retire a bateria para carregá-la onde quiser, seja em casa, no trabalho ou na casa de um amigo ou familiar!


Qual é a potência do motor?



É importante levar em consideração a potência do motor da sua bike, pois ele é um dos principais fatores que influenciará no seu desempenho. O recomendado é escolher modelos com motores de pelo menos 250 Watts e, no caso de pessoas que percorrem rotas com ladeiras mais íngremes, um motor de 350 Watts é o ideal!


E a autonomia da bateria?


A bateria de toda bike elétrica possui uma certa autonomia, ou seja, a distância ou tempo máximo que a sua bicicleta percorre com o motor ligado a cada recarga. Na hora de tomar a sua decisão, dê preferência para os modelos que possuem uma autonomia de pelo menos 30km por carga.



A carga máxima importa?


Sim! Existem modelos de e-bike que suportam até 100kg, outros suportam 120kg e há opções em que a carga máxima chega até 150kg. Esse aspecto é importante de ser considerado, principalmente se você tem a intenção de levar alguém de carona na garupa!


Carregar mais peso que o indicado pelo fabricante pode danificar a sua bicicleta e causar acidentes. Além disso, a carga imposta sobre a bike interfere diretamente na autonomia e no desempenho da bateria.


Bateria de lítio ou de chumbo?


Atualmente no mercado, existem dois tipos de baterias de e-bikes que se diferem de acordo com o material em que são produzidas. A bateria de chumbo é mais pesada e demora mais tempo para carregar completamente, porém é mais barata. Além disso, já é sabido que o chumbo é um metal extremamente tóxico tanto para animais quanto seres humanos, como já explicamos em outro artigo aqui no nosso blog.


Já as baterias feitas de lítio, apesar de serem mais caras, são bem mais leves e carregam mais rápido - além do lítio ser muito menos agressivo ao meio ambiente do que o chumbo.


E se eu precisar de assistência?


Esse é outro fator importante! É sempre bom escolher uma marca de bicicletas que ofereça assistência técnica em sua região. Falhas acontecem, e por isso recomendamos fazer revisões periódicas na sua bike para se certificar que todos os aparelhos, freios, bateria e motor estão funcionando corretamente.



Esses são alguns aspectos essenciais para você levar em consideração na hora de escolher a sua e-bike. Nós da BLITZ possuímos diversos modelos de bikes elétricas que podem ser perfeitas para você!


Você pode conferir suas especificações técnicas através do nosso site e até mesmo fazer um test drive em uma de nossas lojas! E esperamos muito que esse artigo tenha sido útil para você tomar a sua decisão! Até a próxima.



125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo