• por Camila Aveline

22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO

Atualizado: Out 6

UMA DATA PARA REPENSAR A MOBILIDADE URBANA


Já não é mais novidade que a Covid-19 fez países do mundo todo se adaptarem a novos modos de vida. Diante das orientações dos órgãos de saúde para mantermos o distanciamento social, repensar e reconfigurar nossa rotina se tornou mais do que necessário para prevenir e reduzir o contágio do coronavírus.



Neste ano atípico, percebemos que as ações individuais, como o isolamento, por exemplo, podem impactar de forma drástica sistemas econômicos, dinâmicas sociais e, inclusive, o meio ambiente.


Que tal aproveitar esse ano de mudanças para refletir sobre nossas escolhas e repensar nossos hábitos diários?


O Dia Mundial Sem Carro, foi idealizado por ativistas franceses em 1997, justamente, para estimular a reflexão e propor novas formas de locomoção nas grandes cidades.


Sem um efetivo planejamento de mobilidade urbana, ao longo do último século, cidades do mundo todo acabaram se desenvolvendo de tal modo para que suas ruas e avenidas atendessem, principalmente, às necessidades dos automóveis, que são produzidos em larga escala até hoje.


Como consequência disso, o que vemos nas ruas atualmente são grandes congestionamentos, alto grau de poluição do ar, enormes danos ao meio ambiente e população afetada com problemas de saúde, por exemplo.

Com o objetivo de conscientizar e expor esses inúmeros danos causados pelo uso excessivo de automóveis, o dia 22 de setembro foi definido como o Dia Mundial Sem Carro e busca incentivar a sociedade a, pelo menos por um dia, buscar novas alternativas de locomoção nos centros urbanos.


Indo além do transporte público, o uso de bicicletas para deslocamento nas cidades é uma ótima forma de reduzir os impactos ambientais, tornar o transporte mais fluido e, ainda, praticar exercícios físicos. Por isso, atualmente os ciclistas mais ativos e engajados na causa ambiental se tornam, todo ano, os maiores protagonistas do Dia Mundial Sem Carro, valorizando uma mobilidade urbana mais dinâmica, com menos poluição e menor quantidade de automóveis nas ruas.


Trazendo a reflexão sobre a mobilidade urbana para o contexto atual de pandemia, neste dia 22 de setembro de 2020, optar pelo uso do transporte público, por exemplo, se torna um grande risco, levando em conta as orientações dos órgãos de saúde para evitar aglomerações.

Neste ano, o que podemos fazer, então, para contribuir com o Dia Mundial Sem Carro e evitar o risco do contágio? Optar por um transporte ao ar livre, individual e que não polua o meio ambiente pode ser a melhor saída.


Repensar as nossas formas de locomoção e refletir sobre o impacto das nossas escolhas sobre o planeta é um primeiro passo, ou melhor, uma primeira pedalada em direção a uma mobilidade urbana mais ágil, saudável e sem poluição. Clique aqui e descubra todos os modelos de bikes urbanas da BLITZ. Com certeza, tem uma perfeita pra sua necessidade.


Por Camila Aveline.


  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Assine para receber novidades

Sodibike Comércio de Artigos Esportivos Ltda. CNPJ: 72.334.626/0001-45

Av. das Américas 5001/sala 301, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22631-004
Telefone: (21) 3597-1360  |  (21)
 98660 0223  -  falecom@blitz.com.br